ADS

Ads 970x90

Quais os navegadores de internet existentes atualmente?

Temos uma grande variedade de Navegadores web!

Quais vc responderia de cara? IE, Firefox, Opera, Safari, Chrome? Muito mais que isso.

Estive hoje navegando no http://br-linux.org, em um post que falava sobre o Google Chrome para Linux, e observei que uma das pessoas (Manoel Pinho) que comentou o assunto postou 2 links para 2 navegadores que até então eu nunca tinha ouvido falar: Midori e arora.

Movido por uma enorme curiosidade, fui a busca de um lista de navegadores de internet que ainda existem no mercado web.

Vasculhei vários sites e abaixo listo alguns dos navegadores que encontrei (tem até brasileiro no meio, hein!) e peço a gentileza de vocês, leitores do Blog PCHOME, que complementem esta lista com os que conhecem e que já tenham utilizado.

  • AWE: começamos pelo nacional, claro. AWE roda em Windows e, pelo que o criador diz, é o melhor navegador brasileiro e que compete de igual para igual com renomados navegadores mundiais. Saiba mais.
  • Internet Explorer: navegador (por enquanto) mais utilizado no mundo de código fechado proprietário da Microsoft.
  • Lynx: navegador modo texto muito utilizado em sistemas POSIX (unix, linux, etc).
  • Mozilla Firefox: open source, mutiplataforma e um dos hypes do momento.
  • Opera: gratuito, porém, de código proprietário é considerado um dos navegadores mais completos dentre seus concorrentes, apesar de ser pouco utilizado (o que é uma pena).
  • Netscape Navigator: “morto” em 01/03/2008 pela sua mantenedora, a AOL (que comprou a Netscape em 1999).
  • Safari: navegador padrão do sistema operacional OS X da Apple, mas que possui versão também para Windows. Dizem ser o mais rápido da categoria.
  • Camino/Shiira/OmniWeb: rodam em OS X também.
  • Konqueror: parte do K Desktop Environment (KDE).
  • Flock: baseado no Mozilla Firefox tem a habilidade de trabalhar muito bem com os serviços sociais mais populares da web.
  • Galeon: roda em ambiente GNOME e é baseado no Mozilla Firefox.
  • Midori/arora: rodam em plataformas unix (desconhecia totalmente).
  • Google Chrome: navegador da gigante Google. Ainda em beta e não disponível para Linux e MAC.
  • Maxthon Browser: for Windows, gratuito e mais um que diz “fazer até café”. (o contador de downloads deles anda rápido pra caramba…hehehe).

Acha que acabou? Dá só uma olhadinha na lista de navegadores da Wikipédia ou na lista do evolt.org. Nessa lista ainda não são comentadas todas as vesões do IE, certo? 3, 4, 5, 5.5, 6, 7 e 8 (e outras mais que nem conheço).

Agora lhes pergunto: Pra que ainda insistem em criar novos navegadores de internet se já temos às pencas no mercado? Pra que esperar desesperadamente pelo Chrome para Linux, MAC e etc? Porque cargas d’água perdemos tempo em testar um monte de navegadores se os usuários finais não enxergam esta necessidade e acabam vendo somente 1 ou no máximo 2 navegadores?

Pronto, falei. Até mais!

Quais os navegadores de internet existentes atualmente? Quais os navegadores de internet existentes atualmente? Reviewed by Frank Garcia on 6/18/2010 12:20:00 PM Rating: 5

4 comentários

  1. Cada um tem o seu diferencial. O fato de se ter muitos navegadores é porque um só não pode existir senão as coisas não evoluem.

    Hoje o IE é considerado um navegador ultrapassado devido a evolução dos códigos para internet que somente Chrome, Firefox e Cia. conseguem interpretar.

    ResponderExcluir
  2. É um bom argumento Marcos, ainda acho o Firefox melhor..

    ResponderExcluir
  3. e tanl bom navega o queseria da gente sem os navergadores. mas so tem um qe eu goto muito que e firefox este e o melhor de todo.

    ResponderExcluir
  4. O IE 10 TÁ BOTANDO OS OUTROS PRA LEVAR POEIRA

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui, lerei e responderei logo!

Cursos com certificados válidos

Cadastre seu email e receba atualizações

Digite seu Email aqui:

Frank Garcia FeedBurner