Uma empresa norte-americana especializada em sistemas de resfriamento de CPUs lançou recentemente um cooler que utiliza nitrogénio líquido para combater o superaquecimento dos componentes internos de computadores.

A Koolance, com sede em Auburn, Washington, apresentou o CPU-LN2 Liquid Nitrogen Evaporator, e que custa US$ 144,99 (cerca de 410,00 reais). Para que ocorra o arrefecimento desejado, o reservatório deve ser abastecido continuamente com o líquido. Aquando da sua evaporação é dissipado o calor do processador.

O elemento químico azoto (N), como é conhecido, é encontrado na natureza sob a forma de gás e compõe quase 80% da atmosfera terrestre. Para que seja atingida a fase líquida, o gás é submetido a altas pressões, que diminuem a sua temperatura até aproximadamente 200º C negativos. É uma das substância mais “frias” conhecidas, visto que consegue chegar perto do “Zero Absoluto” (-273ºC) onde o movimento das moléculas de um elemento é praticamente nulo.

O sistema é compatível com processadores AMD, AM2, AM2+, AM3 e 939/940/754 (64, Opteron, X2, FX, Sempron), além dos Intel LGA 1366 (Core i7), LGA 775 (Quad, Core 2 Duo, Core Duo, Extreme, Pentium), 478 (Pentium 4, D, EE, M, Celeron) e Xeon (603, 604, LGA771).

Segundo o site The Register, o nitrogénio líquido é vendido separadamente e ainda recomenda aos utilizadores sem experiência em cooling ler o manual ou consultar utilizadores mais experientes antes de se lançar a este tipo de arrefecimento.