ADS

Ads 970x90

Inovação: impressora que cria e dá forma a objetos

Impressora 3DUm equipamento que pode criar brinquedos ou outros objetos na sua casa, será possível isso? Segundo a matéria que vi  no Jornal da Globo, isso é totalmente possível.

Imagina uma situação como: Você perdeu a tampa da bateria do seu celular ou então seu filho viu o novo carrinho que foi lançado e está te perturbando desesperadamente porque quer um? Dentro de alguns anos situações como essas serão resolvidas rapidamente com a impressora 3D.  Itens desse tipo e tantos outros que venha em sua mente  poderão ser feitos em casa. O que  precisaremos para tornar o objeto de desejo em realidade será somente o molde e é claro a matéria-prima, com isso é só mandar imprimir.

Atualmente essas impressoras já se encontram presentes na indústria, a cerca de uma década, seu uso é feito em testes de peças de carros, aviões  entre outros produtos antes de serem fabricados. Genial, certo?
A perspectiva desse equipamento ir parar dentro da sua casa aumenta com a possível diminuição do seu custo.

A companhia Desktop Factory quer quebrar essa barreira o quanto antes e tornar esse equipamento popular, logo, quer ser a primeira a permitir que consumidores comuns tenham acesso a impressora. O primeiro modelo pousou no mercado por nada mais, nada menos que 4.9995 doláres. Comentários a parte, mas esse valor é um pouco “salgado” para uma impressora de uma casa, porém, o presidente da empresa fabricante da impressora diz que permitira que esse preço caia para 1 mil dólares dentro de quatro anos.
Miniatura criada com a impressora 3D
Como funciona?

As impressoras capazes de montar objetos fazem seu trabalho a partir de uma disposição de partículas de um material, igual as impressoras que já conhecemos criam imagens a partir de pontos.

Os modelos são construídos em pilhas de camadas muito finas, cada pilha é criada por um líquido ou um plástico em pó que vem a ser solidificado em pequenos pontos por calor, luz ou elementos químicos precisamente aplicados.

Impressora 3DEsse equipamento é de grande valia em universidades e colégios, durante aulas de design, na medicina para imprimir moldes para auxiliar em cirurgias complexas, na arquitetura com impressões de maquetes tridimensionais.

Realmente surpreendente, com essa tecnologia será possível substituir muitas coisas dentro de casa, como por exemplo, uma prateleira da lava-louças em casa. Também ajudará muito, dando novas oportunidades na criação de brinquedos entre outras inúmeras coisas.

Tive muitas idéias do que poderia criar com essa impressora genial e você no que pensou?

Confira o vídeo da matéria do Jornal da Globo.

Via Globo.com

Inovação: impressora que cria e dá forma a objetos Inovação: impressora que cria e dá forma a objetos Reviewed by Frank Garcia on 8/11/2009 09:00:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Deixe seu comentário aqui, lerei e responderei logo!

Cursos com certificados válidos

Cadastre seu email e receba atualizações

Digite seu Email aqui:

Frank Garcia FeedBurner