ADS

Ads 970x90

Seu HD morreu? Recupere os dados colocando no freezer

HD

Não, não é brincadeira nem primeiro-de-abril leitores do Blog PCHOME. Se o HD pifou, todas as soluções ortodoxas foram tentadas e nenhuma funcionou, há ainda uma última medida desesperada a tentar. Sim, colocar o HD no freezer pode resolver a parada em certos casos. O congelador não recupera o disco rígido para sempre: ele apenas garante minutos de sobrevida necessários para salvar os dados perdidos. Essa saída heterodoxa foi comprovada Já testei e deu certo várias vezes.

Como fazer?
Veja, a seguir, o passo-a-passo essa experiência. O HD pifado, um Maxtor de 40 GB, era o disco de sistema de um Pentium III de 1 GHz. A operação de resgate foi executada em outra máquina. Veja o que fazer. Primeiro, retiroo finado HD do micro e colocar num saco plástico daqueles usados para congelar alimentos. Fechou com cuidado o lacre do saco plástico e o colocou num congelador (freezer também serviria). O disco ficou lá por uma hora. Em seguida, o HD foi tirado do gelo e conectado ao outro PC, como drive secundário. O cabo de alimentação e o conector IDE foram ligados. O HD ficou fora do gabinete para ganhar tempo. É preciso aproveitar enquanto o dispositivo ainda está frio.
Agora, o grande momento. Ligado o PC, a mágica do freezer funcionou, e o sistema foi capaz de ler as informações armazenadas no drive falecido. Nesse momento, a tarefa central foi copiar rapidamente os arquivos para outro HD. Quando o disco retornou à temperatura ambiente, voltou a dar problema. Por isso, Tive que fazer três vezes a operação de congelamento, a fim de garantir a recuperação de todos os arquivos de que precisava.
Embora pareça um procedimento sem sentido, há uma explicação simples para a técnica do freezer. Quando o problema consiste, por exemplo, num dano relativamente leve na superfície do HD, o congelamento provoca a retração da área afetada. Assim, o disco que não pode ser lido em temperatura ambiente passa a aceitar leitura quando congelado.
No entanto, se o dano registrado no HD é muito grave — por exemplo, queima da controladora, pane na cabeça de leitura e gravação etc. —, a mágica do congelamento não dá resultado. Na verdade, não há milagre. De todo modo, se você não sabe a causa mortis de seu disco rígido, vale a pena fazer a tentativa. Com alguma sorte, você acaba obtendo bom resultado.

Seu HD morreu? Recupere os dados colocando no freezer Seu HD morreu? Recupere os dados colocando no freezer Reviewed by Frank Garcia on 8/27/2009 07:51:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Deixe seu comentário aqui, lerei e responderei logo!

Cursos com certificados válidos

Cadastre seu email e receba atualizações

Digite seu Email aqui:

Frank Garcia FeedBurner