ADS

Ads 970x90

Aprenda a manipular o Registro do Windows

Windows + R

O Regedit é uma importante estrutura do sistema operacional, pois é nele que a plataforma Windows se sustenta até hoje. Tecnicamente, o registro é uma espécie de banco de dados onde são armazenadas todos os tipos de configurações possíveis de realizar. Devido sua grande importância para a plataforma Windows o editor de registro é considerado uma ferramenta de sigilo, por isso seu acesso é restrito, somente usuários avançados devem saber como manipulá-lo quando necessário. Porém, aqui no Blog PCHOME, minha intenção é deixar isso para trás e ensinar os usuários leigos no assunto.
Para começar, o acesso ao editor é feito via comando executar do menu Iniciar. Para acessar basta digitar regedit e apertar Enter.


OBS: O Registro tem uma estrutura hierárquica similar a estrutura de diretório Windows Explorer que estamos acostumados a utilizar.
Cada uma dessas pastas na imagem acima é chamada de Grupo, contendo cada um suas respectivas Chaves e cada chave contendo sub-chaves e valores. Sendo 3 tipos de valores:
STRING = Valor de Sequência
BINÁRIO = Valor de Binário
DWORD = Valor Dword


Cada grupo está relacionado à diferentes partes do sistema, veja:
HKEY_CLASSES_ROOT
- Este ramo contêm informações sobre as extensões dos arquivos, associações entre arquivos e aplicativos para suportar a funcionalidade de arrastar/soltar, informações sobre os atalhos do Windows e aspectos centrais da interface do usuário do Windows.

HKEY_CURRENT_USER
- Neste grupo estão as informações relativas ao usuário que está utilizando o computador, e contém informações sobre nome logado, configurações de dekstop, e configurações do menu Iniciar. Estas informações são originárias do grupo HKEY_USERS. Se só existir um único usuário, estas informações são as mesmas nos dois grupos.

HKEY_LOCAL_MACHINE
- Este grupo contém informações específicas sobre o tipo de hardware, software, sendo utilizada por todos os usuários que estão logados no windows.

HKEY_USERS
- Este grupo contém preferências individuais para cada usuário do computador; cada usuário é representado pela sua sub-chave SID localizada abaixo desse grupo principal. Resumindo : informações específicas sobre o desktop, rede e também sobre os usuários são mantidas e gravadas no arquivo User.dat

HKEY_CURRENT_CONFIG
- Este grupo é ligado a seção apropriada HKEY_LOCAL_MACHINE para a configuração de hardware atual. Aqui também você encontra informações sobre a configuração do monitor e das impressoras instaladas no seu computador.

Esses são os principais grupos do Editor de Registro

Obviamente se for detalhar tudo que tem no Regedit, da um texto muito maior que esse, mais isso é um resumo bem detalhado!

Aprenda a manipular o Registro do Windows Aprenda a manipular o Registro do Windows Reviewed by Frank Garcia on 9/22/2009 08:44:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Deixe seu comentário aqui, lerei e responderei logo!

Cursos com certificados válidos

Cadastre seu email e receba atualizações

Digite seu Email aqui:

Frank Garcia FeedBurner