ADS

Ads 970x90

O que fazer quando o computador trava!

Descrição do Problema:

Alguns travamentos acontecem no computador que na realidade não é problema no sistema mas sim no hardware, aqui vai algumas dicas pra solucionar problemas comuns. Este artigo é mais indicado para pessoas que tem experiência em manipular peças do Computador

Atenção

- Estes processos envolvem a abertura do Gabinete (mais comumente chamado CPU, erroneamente) e até a manipulação de peças do Computador. Se você nunca fez ou tem receio de estragar ou ainda não tem conhecimento necessário então não faça, não nos responsabilizamos por danos que você possa causar ao seu computador. Você está por sua conta e Risco.

- Ao manipular as peças, não pegue nos contatos somente nas bordas pois se pegar nos contatos a energia estática do seu corpo danifica os componentes.

- Fique descalço ou apóie os braços no gabinete para descarregar a energia estática do seu corpo.

- Nunca, mas nunca mesmo, assopre o pó pois quando você assopra gotículas de cuspe (que você nem vê) voam na peça e assim oxida os componentes causando assim a perda do hardware após um tempo. (Ferrugem não tem concerto)

- Não Retire nenhum cabo se você não tem conhecimento técnico ou profissionalizante em manutenção de hardware de computadores.

As ferramentas que você precisará:

1. Pincel com ponta não muito larga ou muito fina e que seja limpo e seco, e que seja usado apenas para este fim (O tamanho é importante pois se for muito largo não alcança todos os lugares e se for muito estreito demora a limpeza).

Clique para Ampliar

2. Borracha branca dura (Tem que ser esta pois as outras deixam resíduo e assim piorando em vez de melhorar). (Não estamos fazendo apologia a nada, ignore a marca o importante é o tipo da borracha e não sua marca)

Esta é a correta

3. Chaves de Fenda e Philips (não-magnetizadas pois magnetismo é extremamente prejudicial).

4. Se você tiver aspirador de pó você pode usar desde que não aproxime demais do hardware.

Informativo sobre Pó

- Por mais que pareça besteira, o pó danifica o hardware e provoca aquecimento excessivo.

- Alguns erros que são causados por causa do Pó:

1. Desligamento espontâneo;

2. Reinicialização espontânea;

3. Mensagem do tipo "A memória não pôde ser Read";

4. Lentidão;

5. Corrupção de arquivos;

6. Tela azul do Windows;

7. entre outros, incluindo a queima por aquecimento excessivo.

Solução

1. Abra o Gabinete e com muita cautela retire a memória RAM e limpe-a com o pincel para tirar o pó e passe a borracha nos contatos.

Obs.: Se você tiver também uma placa de vídeo off-board ou qualquer outra placa, você pode limpar a ventoinha ou cooler (se tiver) e limpar os contatos com a borracha.

Clique para Ampliar

2. Passe o pincel sobre a placa mãe e sobre o cooler (ventoinha) do processador (Na verdade o melhor é tirar o cooler junto com o dissipador e além de passar o pincel usar um aspirador de pó, mas se você não sabe, ou melhor, não tem conhecimento para isto não faça).

3. Limpe o slot (local onde se encaixa) da memória com o pincel.

4. Coloque as peças no seu devido lugar (do mesmo modo que estava antes).

Pode fechar o gabinete.

Pronto

Obs.: Se não ligar, ou se ligar e apitar é porque você fez alguma coisa errada como por exemplo:

- Não encaixou corretamente a memória ou outra placa no lugar.

- Desconectou algum cabo.

Diagnosticando a origem dos problemas

1. Como saber onde está ocorrendo o problema?

R.: É muito simples, um exemplo prático e fácil de entender: - Se toda vez que você inicia algum jogo ou vídeo (que use a parte gráfica) o problema está vindo da placa de vídeo ou apenas do driver da placa de vídeo, se atualizando o driver da placa de vídeo não resolver então é o pó e aquecimento que está causando o problema.

- Já aconteceu que peças pararam de funcionar por causa do pó e que após uma boa limpeza voltou ao normal. Tudo depende de você analisar o problema.

- Exemplo 2: Toda vez que coloco música pra tocar o pc trava ou reinicia, adivinha a origem agora....................Se você respondeu driver ou a própria placa de som, acertou.

- Agora travamentos em geral que não acontecem em momentos específicos então o problema já é mais amplo, como na memória ou processador.

- Aproveitando o assunto, usar 2 memórias de marcas ou modelos diferentes causa muitos travamentos normalmente. Ex.: Usar uma memória de 512 MB 400 MHz e outra memória 256 MB de 266 MHz dá problemas ou fica muito lento.

Espero ter ajudado amigos leitores do Blog PCHOME... deixem comentários..

O que fazer quando o computador trava! O que fazer quando o computador trava! Reviewed by Frank Garcia on 9/15/2009 04:25:00 PM Rating: 5

2 comentários

  1. muito bom o post, as vezes dá uma clareada, valeu...

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde! Não tenho muita experiencia com manutenção de computadores, mas adorei a dica. O meu PC tava travando muito, mas só foi limpar e ta tudo certo. Valeu cara!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui, lerei e responderei logo!

Cursos com certificados válidos

Cadastre seu email e receba atualizações

Digite seu Email aqui:

Frank Garcia FeedBurner