ADS

Ads 970x90

Qual a diferença entre discos rígidos SATA e IDE?

Quando vamos comprar um disco rígido novo, fica aquela dúvida: escolher o SATA ou o IDE? Abaixo, explicações práticas para os dois tipos. Mas antes, precisamos saber o que é ATA.
ATA é Advanced Technology Attachment, um padrão para interligar dispositivos de armazenamento, como discos rígidos e drives de CD-ROMs, no interior de computadores pessoais.
IDE (Parallel ATA) - Cabo mais largo (40 ou 80 fios paralelos). Também é chamado de PATA, pois transmite dados de forma paralela, por isso a letra P no início.
SATA - (Serial ATA) - Cabo menor e transmite dados em série, por isso a letra S no início. Utiliza 2 fios para transmissão, dois para recepção e mais três fios terra, totalizando 7 fios. Sua velocidade de transmissão é um pouco mais rápida que o IDE mas a diferença é pequena.
Então, se ficar em dúvida, escolha um SATA. Ele também ocupa menos espaço dentro do gabinete e custa um pouco menos que o IDE. Mas não esqueça de ver se sua placa mãe tem slot para poder conectar.

Qual a diferença entre discos rígidos SATA e IDE? Qual a diferença entre discos rígidos SATA e IDE? Reviewed by Frank Garcia on 10/19/2009 10:12:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Deixe seu comentário aqui, lerei e responderei logo!

Cursos com certificados válidos

Cadastre seu email e receba atualizações

Digite seu Email aqui:

Frank Garcia FeedBurner