Internet via Rede Elétrica
As distribuidoras de energia elétrica já podem usar sua rede para transmitir internet banda larga. A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou a regulamentação do PLC (Power Line Communications), que também permite fornecer sinal de TV por assinatura direto da tomada da sua casa. O processo legal para que o serviço seja oferecido deve levar cerca de 5 meses.
A conexão funciona da seguinte forma: os dados são transmitidos do provedor de acesso para as redes de tensão, que têm modens externos instalados nos postes de energia. Eles levam os dados até os usuários em suas residências ou escritórios. É possível realizar todo o tráfego de dados pela rede elétrica ou mesclar a estrutura com um sistema de cabeamento, por exemplo. Na transmissão combinada, os dados podem ir via cabo do provedor até a região de um prédio. A partir daí, se não houver mais estrutura de cabeamento, eles trafegam até os apartamentos via rede elétrica.
Para ter acesso pela tomada será preciso a aquisição de um modem e para quem mora em prédios, é preciso ter um conversor instalado na sua estrutura, além do modem interno. Os preços destes aparelhos também ainda não foram definidos. A velocidade que a banda larga dessa tecnologia poderá atingir é bem alta: até incríveis 200 Mbps.
Ponto negativo ou regra? Quanto maior a distância entre a casa do usuário e o provedor, pior fica a recepção e a velocidade. O sinal até pode ser transmitido a longas distâncias, porém os dados se perderm ao chegar aos transformadores. Talvez este fato não seja uma desvantagem, mas sim uma regra, já que todo usuário de ADSL e rádio enfrenta o mesmo problema, quando mais longe da fonte transmissora, pior é o sinal.
Certamente outros fatores devem influenciar na qualidade da transmissão, como a qualidade da fiação e o número de fases na residência. Como ainda não existe uma modo de acesso perfeito, certamente os problemas cotidianos continuarão
Internet via Rede Elétrica
Reviewed by Frank Garcia
on
11/10/2009 04:41:00 PM
Rating:
Nenhum comentário
Deixe seu comentário aqui, lerei e responderei logo!