ADS

Ads 970x90

Como recuperar seu pen drive queimado

Em primeiro lugar aviso a leitores do Blog PCHOME que o certo nestes casos e substituir o PENDRIVE danificado por outro, mas se o dinheiro anda curto, você pode tentar está maraviha de dica.

Problema:
Sua pen drive parou de funcionar, não acende mais o LED, não é reconhecida como um dispositivo USB pelo computador.

Pesquisando na internet para um trabalho do Curso do CETAM, encontrei um tópico num fórum que versa sobre problema semelhante. Eis o endereço: http://forum.clubedohardware.com.br/possivel-consertar-pen/217157?s=85485d3988119330dac6bb4f4f0c0202&amp

Pois bem, recebi uma pen drive de um cliente com o problema acima relatado, e resolvi tentar ajudá-lo com a orientação do tópico do fórum acima citado.

Tratava-se de uma pen drive da Kingston com capacidade de 2GB, porém, analisando a memória USB recebida não me parecia ser uma legítima DataTraveler.

Análises a parte, com a ajuda de um canivete iniciei a abertura do corpo de plástico da memória. Faça esse procedimento com cautela. As poucos fui descolando as extermidades.

Observe as imagens abaixo:

Imagem, 6Kb
Abrindo a pen drive com canivete

Imagem, 8Kb
Pen drive no "osso"

Após a pen drive ficar no "osso", conectei na porta USB. Para minha surpresa o LED acendeu e o sistema detectou um dispositivo USB, porém, disse ter encontrado problemas e não conseguiu reconhecê-lo como uma nova unidade de armazenamento.

Nesse passo já havia detectado o primeiro problema: o conector USB. Devia haver alguma folga no conector ou falha na solda que faz a conexão com a placa, que ao abrir a memória cessou temporariamente. Por isso é importante, antes de qualquer coisa, verificar o a conexão do conector USB com a placa.

Bem, como o sistema chegou a detectar um dispositivo, longo pensei em dar um curto no chip maior da placa, como já relatado em dicas anteriores: Dica 1 e Dica 2.

Fiz o curto e não adiantou, continuava não reconhecendo.

Pesquisando na internet achei este esquema, autor do desenho esquemático abaixo, o mesmo afirmou que a fisionomia da kingston DataTraveler de 512MB era diferente de outras pen drives. Não obstante ao relatado, sabia que a memória que tinha em mãos talvez não fosse legítima.

Com a ajuda do desenho esquemático do colega, procurei os transistors na placa da pen drive de 2GB que se assemelhavam com o descrito. Veja imagem abaixo:

Imagem, 17Kb

O próximo passo foi arrumar dois grampos usados em grapeadores de papel,e entortá-los de modo que pudessem encostar uma extermidade na perna x e outra na perna y. Ao enconstar as extermidades do grampo nas pernas "1x" com "1y" e "3x" com "2y", o LED piscou e o sistema operacional BIPOU reconhecendo um novo dispositivo USB, só que dessa vez como USB Mass Storage Device. Após instalação automática dos drivers pelo sistema, uma nova unidade de disco removível foi reconhecida.

Imagem, 14Kb
Realizando o teste

Pronto! A pen drive havia sido parcialmente recuperada. Digo "parcialmente", porque foi possível recuperar os dados, mas para consertá-la definitivamente e depois lacrá-la, ainda há de se criar uma outra solução.

Informações importantes:

Na primeira vez que tentei realizar o procedimento descrito acima, ao tentar acessar a unidade removível, o sistema pedia para formatar a memória. Foi nesse momento que desconfiei que os dados podiam ter sido perdidos. Quando fui formatá-la, observei que sua capacidade havia sido reduzida de "1GB" para "8MB". Tentei usar o programa chkdsk do Windows para tentar identificar o problema, foi ai que percebi que a unidade estava sendo reconhecida como "RAW". Achei melhor reiniciar o procedimento. Na segunda vez, encostei um dos grampos com a pen drive conectada na perna "1x", e não sei direito se esbarrei em outro componente ou na própia perna "1y" com a outra extremidade, o computador resetou!

Faça o procedimento por sua conta e risco.

Essa foi a minha experiência ...

Qualquer discussão ou dúvida sobre esta dica, deverá ser descrita no mural de recados do blog PCHOME.

Até a próxima, Frank Garcia

Como recuperar seu pen drive queimado Como recuperar seu pen drive queimado Reviewed by Frank Garcia on 1/14/2010 07:07:00 AM Rating: 5

5 comentários

  1. vc sbe me dizer como faço para fazer em pen driver de 2 g obrigado

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela dica. Me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  3. Olá, para mim não aparece as imagens, o que esta dificultando na execução do serviço.

    ResponderExcluir
  4. meu pendriver queimou, gostaria de saber se tem recuperação,

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma que quando meto pisca seguido mas não aparece nada no pc. Será que tem solução para recuperar alguma coisa? obg

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui, lerei e responderei logo!

Cursos com certificados válidos

Cadastre seu email e receba atualizações

Digite seu Email aqui:

Frank Garcia FeedBurner