ADS

Ads 970x90

Tablet: Mais o que é mesmo isso??

Os tablets foram uma das sensações da CES 2010, feira de tecnologia que ocorreu em Las Vegas. Muitas empresas pequenas e médias apresentaram protótipos desses aparelhos, enquanto nomes famosos como Motorola e HP anunciaram que vão vender tablets ainda esse ano. Mas afinal, o que é um tablet e o que você pode fazer com ele? Confira a seguir as respostas para essas e outras perguntas sobre tablets.

O que é um tablet?

Um tablet é um computador em forma de prancheta eletrônica, sem teclado e com tela sensível ao toque(touchscreen). Para ter uma idéia de como é um, basta pensar em um “iPhone gigante”, com tela entre 7 e 10 polegadas. Todos os tablets anunciados na CES já saem de fábrica com conexão 3G e Wi-Fi, ou seja, prontos para acessar a internet.

Existe diferença entre tablet e slate?

Não. O termo “slate” passou a ser usado recentemente, após as especulações de que o tablet da Apple pode se chamar iSlate (a empresa registrou o domínio islate.com). Até mesmo Steve Ballmer, CEO da Microsoft, usou “slate” ao se referir ao tablet da HP com Windows 7.

OBS.: o tablet da Apple se chama iPad e foi lançado no dia 27/01.

Quem fabrica?

Por enquanto, entre as grandes empresas, HP, Lenovo e Motorola vão produzir tablets. A Dell também demonstrou um modelo na CES, mas não esclareceu se ele será realmente comercializado ou se é só um projeto. Além dessas, algumas companhias de menor porte demonstraram protótipos na CES 2010.

O que posso fazer com um tablet?

O principal foco dos tablets está no acesso à internet. Navegação na web, e-mail e leitura e edição de documentos simples são algumas das principais atividades que podem ser feitas com eles. Além disso, será possível assistir a vídeos, ver fotos e ouvir músicas. Devido a limitações de poder de processamento e interface, provavelmente não será viável trabalhar com programas pesados, como o Photoshop ou abrir arquivos pesados de aplicativos como Word, Excel e PowerPoint.

Quais os sistemas usados nos tablets?

No momento, são basicamente três. A aposta da Microsoft é o Windows 7, que está no tablet da HP demonstrado pelo CEO da empresa, Steve Ballmer, durante a CES 2010. O segundo sistema é o Android, do Google, baseado em Linux. Ele está em tablets da Motorola e da Dell. A terceira opção é composta por outras variações do sistema Linux criadas por cada fabricante. A Lenovo, por exemplo, criou o SkyLight OS para sua linha de netbooks e tablets.

OBS.: o iPad usa o iPhone OS, sistema operacional do iPhone.

Quais os processadores usados?

Há três nomes de peso disputando esse mercado. A Intel aposta na linha de chips Atom, já muito usada em minilaptops. A segunda concorrente é a Qualcomm com sua linha de chips Snapdragon. Esses processadores são usados em alguns dos smartphones mais poderosos do mercado, como o Nexus One, do Google. Já a tradicional fabricante de placas de vídeo NVidia quer emplacar os processadores Tegra em tablets.

OBS.: o iPad usa o processador A4 de 1 GHz, fabricado pela própria Apple.

Os tablets são similares aos e-books?

No tamanho, sim. Mas as semelhanças param por aí. As telas dos tablets são coloridas e sensíveis ao toque, enquanto às dos e-books são monocromáticas e não respondem à pressão dos dedos. E-books servem exclusivamente para ler jornais, livros e revistas, enquanto tablets possuem outras funções.

Tablet: Mais o que é mesmo isso?? Tablet: Mais o que é mesmo isso?? Reviewed by Frank Garcia on 2/02/2011 01:22:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Deixe seu comentário aqui, lerei e responderei logo!

Cursos com certificados válidos

Cadastre seu email e receba atualizações

Digite seu Email aqui:

Frank Garcia FeedBurner