ADS

Ads 970x90

CMM aprova, em primeira discussão, PL que proíbe medidores aéreos em Manaus

Vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovaram em primeira discussão, nesta quarta-feira (22), o Projeto de Lei (PL), que proíbe a instalação de medidores aéreos nos bairros de Manaus. A proposta, de autoria do presidente da Casa Legislativa, Caio André (PSC), tramitou em regime de urgência e voltou para segunda discussão em plenário, na próxima segunda-feira (27). “Esse é um projeto que nasceu de inúmeras denúncias recebidas pela Defensoria Pública do Estado, aqui no legislativo, em parceria com o órgão”, explicou o parlamentar. Conforme o texto da matéria, o PL acrescenta, ao artigo 1º da Lei Municipal nº 2.208/2017, a proibição da instalação de sistemas de medição de energia elétrica, externos ou centralizados, fixados nos postes de energia elétrica. Caixas de passagem de energia elétrica, transformadores e cabeamento de internet e TV a cabo podem ser instalados, desde que seja observado um raio de 500 metros entre um e outro, para evitar poluição visual. Durante a votação, o projeto ganhou a adesão de todos os 41 parlamentares da Casa, após receber parecer favorável das comissões de Constituição, Justiça e Redação e de Economia e Finanças. A expectativa é que a proposta seja aprovada na segunda-feira após nova discussão entre os parlamentares. “A partir da aprovação deste projeto vamos lutar para que seja sancionado. A gente pode deixar lá na sede da Prefeitura de Manaus como gesto simbólico”, sugeriu Rodrigo Guedes (Podemos).

CMM aprova, em primeira discussão, PL que proíbe medidores aéreos em Manaus
Moradores protestam nas galerias da CMM - Foto: Emerson França/CMM

Manifestação A votação foi acompanhada por manifestantes de diversos bairros de Manaus contra a ação da concessionária. Pelo terceiro dia, os moradores protestaram na sede da Casa Legislativa para pressionar a votação da proposta.

“O que nós estamos querendo é que se cumpra a legislação. O que a Amazonas Energia vem fazendo nos nossos bairros é transformar em uma verdadeira selva, colocando cabos e transformando numa teia de aranha. Ela descumpre o que ela (concessionária) coloca em seu site, pois, em seu site existe um manual técnico de instalação de sistema elétrico e não coloca o cabeamento como está descrito em seu site”, relatou um dos moradores durante a tribuna popular.

Na segunda-feira (20), o presidente da CMM recebeu, em seu gabinete, moradores dos bairros Dom Pedro, Redenção, Bairro da Paz, Flores, Nova Esperança, União da Vitória e São José e Alvorada. No mesmo dia, cidadãos fecharam ruas do bairro São Raimundo, zona Centro Sul, para impedir o serviço no local por temerem aumento na tarifa de energia elétrica.

A concessionária esclarece que os novos medidores não alteram o valor do consumo de energia. O novo Sistema de Medição Centralizado (SMC) começou a ser implantado há um ano em bairros como Parque Dez, na zona Centro-Sul, e Cidade Nova, na zona Norte.

https://barcelosnanet.com.br/cmm-aprova-em-primeira-discussao-pl-que-proibe-medidores-aereos-em-manaus/
CMM aprova, em primeira discussão, PL que proíbe medidores aéreos em Manaus CMM aprova, em primeira discussão, PL que proíbe medidores aéreos em Manaus Reviewed by Frank Garcia on 3/22/2023 04:07:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Deixe seu comentário aqui, lerei e responderei logo!

Cursos com certificados válidos

Cadastre seu email e receba atualizações

Digite seu Email aqui:

Frank Garcia FeedBurner