ADS

Ads 970x90

Dicas para otimizar o Windows XP

São 5 dicas que irão melhorar a performance do Windows XP deixando-o mais rápido. É bem verdade que não são novas, mas não custa nada mostrar para quem ainda não conhece. Todas estas dicas foram testadas por mim, e recomendo. Adianto que será necessário mexer no registro do Windows, então tenha muito cuidado para não fazer coisa errada e danificar o seu sistema. Em todo caso, crie um ponto de restauração no Windows antes de prosseguir (Iniciar/Programas/Acessórios/Ferramentas do Sistema/Restauração do Sistema).

Primeiro passo, acesse o menu Iniciar, clique na opção Executar, digite regedit e clique em OK, conforme figura abaixo. Isto irá abrir o registro do Windows.

executar_regedit

1) Acelerando o Menu Iniciar

Dentro do registro, navegue pelo painel da esquerda até a chave HKEY_CURRENT_USER\Control Panel\Desktop
=> Do lado direito localize o valor MenuShowDelay, dê um duplo clique sobre ele e altere o valor para 0 (zero).

2) Acelerando o Boot e o Desligamento

Dentro do registro, navegue pelo painel da esquerda até a chave HKEY_CURRENT_USER\Control Panel\Desktop
=> No lado direito localize o valor AutoEndTasks, dê um duplo clique sobre ele e altere o valor 1 (um).
=> Ainda no lado direito localize o valor HungAppTimeout, dê um duplo clique sobre ele e altere o valor para 2000.
=> Localize agora o valor WaitToKillAppTimeout, dê um duplo clique sobre ele e altere o valor para 2000.

Navegue pelo painel da esquerda até a chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control
=> Do lado direito localize o valor WaitToKillServiceTimeout, dê um duplo clique sobre ele e altere o valor para 2000.

3) Acelerando o Acesso a Arquivos e Pastas

Dentro do registro, navegue pelo painel da esquerda até a chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\FileSystem
No painel da direita crie um novo valor DWORD (Editar/Novo/Valor DWORD) e troque o nome para ContigFileAllocSize
=> Dê um duplo clique sobre ContigFileAllocSize e digite o valor 200.

Aqui terminamos as modificações no registro. Feche-o, e caso deseje usufruir destas modificações você deverá reiniciar o seu computador. Caso deseje seguir com as dicas reinicie depois.

4) Desativando o Serviço de Indexação

Este serviço serve para agilizar as pesquisas dentro do Windows. Se você não utiliza a pesquisa do Windows poderá ganhar recursos extras desabilitando este serviço. Para desativar, abra o "Meu Computador", clique com o botão direito do mouse sobre o Disco C: (raiz) e escolha a opção "Propriedades". Na janela que irá abrir, desmarque a opção "Indexar disco para agilizar a pesquisa de arquivo”, clique em "Aplicar " e depois em "OK".

5) Desativando algumas Opções Visuais

Desativando algumas animações, efeitos visuais, etc, você pode melhorar bastante a performance do XP. Para fazer isso, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do "Meu Computador" e escolha a opção "Propriedades". Na janela que vai abrir, clique na guia "Avançado" e depois no botão "Configurações" do item Desempenho. Irá abrir uma outra janela conforme mostrado na figura abaixo.

opcoes de desempenho

Na guia "Efeitos Visuais" clique na opção "Personalizar" e deixe somente marcado os itens: "Usar estilos visuais em janelas e botões", "Usar fontes de tela com cantos arredondados" e "Usar sombras subjacentes para rótulos de ícones na área de trabalho". Deverá ficar exatamente como na figura acima. Clique em "Aplicar" e depois em "OK".

Se você ainda não reiniciou o computador desde as modificações no registro, faça agora para que as mesmas tenham efeito. Bom proveito.

Dicas para otimizar o Windows XP Dicas para otimizar o Windows XP Reviewed by Frank Garcia on 8/24/2009 08:25:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Deixe seu comentário aqui, lerei e responderei logo!

Cursos com certificados válidos

Cadastre seu email e receba atualizações

Digite seu Email aqui:

Frank Garcia FeedBurner