ADS

Ads 970x90

Vale a pena criar mais de uma partição no disco de sistema?

Já faz algum tempo que tenho acompanhado o interesse de alguns usuários em dividir a área de armazenamento de seu único disco rígido (ou HD) em duas ou mais partes, criando assim novos discos lógicos ou partições. A pergunta é: vale a pena fazer isso?

A resposta depende do que você deseja com isso, ou seja, reparticionar um disco físico em diversos discos lógicos não melhora o desempenho do PC, não aumenta sua capacidade de armazenamento e também não é uma estratégia 100 % segura para preservar seus dados, já que caso o disco (físico) pife, todas as partições lógicas irão para o limbo.

Entretanto, se a idéia é de rodar mais que um sistema operacional no mesmo HD o reparticionamento é um procedimento recomendado. Mas mesmo no caso do Windows existem sim vantagens em trabalhar com mais de uma partição.

A mais simples e prática delas é a de isolar seus arquivos de dados (documentos, músicas, vídeos, etc.) numa partição lógica independente do sistema operacional e seus programas. A grande vantagem nesse caso é que caso ocorra algum acidente que destrua seu ambiente de trabalho — como uma desinstalação desastrosa, ou mesmo um ataque de virus — é possível reformatar a partição danificada e reinstalar o sistema operacional do zero, sem ter que mexer nos seus preciosos dados.

Mas como disse, não se trata de uma estratégia 100 % segura em termos de preservar dados, mas ainda é muito melhor do que nada.

Outra estratégia ainda mais elegante seria a de aproveitar os recursos de backup do Windows 7 (ou mesmo de um programa de terceiros) e tirar uma cópia inteira (ou criar um imagem) do disco de sistema e armazená-la na partição de dados. Assim, como no caso acima, basta recuperar o disco do sistema para voltar a trabalhar em bem menos tempo, já que recuperaríamos o sistema operacional com seus programas favoritos instalados e corretamente configurados, algo que não ocorre se partirmos do zero.

Com relação ao espaço de armazenamento ideal para o sistema e para os dados, isso depende muito do tamanho do disco que hoje pode variar de 160 GB até uns 2 TB.

O que costumo fazer é sempre reservar uma parte menor para o sistema operacional e programas e liberar o resto do disco para os dados. Por exemplo: em um disco de 80 GB, eu reservaria 40 GB para o sistema. Já no caso de 160 G, eu reservaria 50 GB e acima disso não reservaria mais do que 100 GB, mesmo nos discos de altíssima capacidade. Isso pode parecer pouco mas você irá notar que esse espaço é mais que suficiente.

Vale a pena criar mais de uma partição no disco de sistema? Vale a pena criar mais de uma partição no disco de sistema? Reviewed by Frank Garcia on 12/10/2010 06:21:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Deixe seu comentário aqui, lerei e responderei logo!

Cursos com certificados válidos

Cadastre seu email e receba atualizações

Digite seu Email aqui:

Frank Garcia FeedBurner